1. (Problema cinematográfico.) Esboçe quadros sucessivos da propagação da onda
usando a fórmula de D'Alembert.
Aqui u\vert_{t=0}=\phi(x) e u_t\vert_{t=0} = \psi(x).
Assuma que o suporte (o conjunto de pontos onde a função não se anula) é um intervalo fechado de tamanho 1. Qualquer intervalo funciona.
2. Resolva o problema (1) mas reverta os papéis de \phi and \phi.
3. Mostre que o espaço C^k(a,b) the funções no intervalo [a,b] diferenciáveis até ordem k forma um espaço vetorial linear.
4. Será que o subespaço do espaço de funções integráveis (no sentido de Riemann) no intervalo [0,1] e que têm média 1 é um espaço linear?
5. Verifique of espaço de soluções da equação \frac{d^2u}{dx^2} = 1 não é um espaço linear.
O espaço natural para se estudar vários problemas da teoria de EDPs é o espaço Lˆ2[a,b] que consiste de todas as funções f que têm integral \int_a^b f\bar{f} dx finita. (Nós dizemos que a "energia" da função f é finita.) Nesse conjuntos existem funções que não são nem contínuas. O espaço L^2[a,b] vêm equipado com um produto interno Hermitiano natural definido por
(f,g) = \int_a^b f\bar{g} dx.
(Assumindo que as funções podem assumir valores complexos.)
6. Mostre que os conjuntos de funções abaixo são linearmente independentes no intervalo [0,1].
(a) 1,x,x^2,x^3 \dots ;
(b) \exp(i k x) , k \in \mathbb{Z} no intervalo [0,2\pi].
7. Prove que o sistema de funções \sin(n + \frac{1}{2})x, \cos(n + \frac{1}{2})x é um sistema ortogonal no intervalo [0,\pi].
8. Mostre que os polinômios de Legendre P_n(x) = \frac{1}{2^n n!}\sqrt{\frac{2n+1}{2}}\frac{d^n}{dx^n}(x^2 - 1), n=1,2,\dots forma um sistema ortogonal em [-1,1].
9. Mostre que duas autofunções do operador L = -\frac{d^2}{dx^2} definido no espaço C^2((0,1))\cap C^1[0,1] e com condições de fronteira (hu - u_x)\vert_{x=0} = u\vert_{x=1}=0 são ortogonais se os autovalores são distintos.
Os próximos problemas são sobre a equação de adveção e a equação de onda, e sobre séries de Fourier.
10. Resolva a equação u_t + x u_x = 0 para u\vert_{t=0} = \sin(x).
11. Encontre a solução do problema de Cauchy com u\vert_{t=0} = \sin^3(x) e u_t\vert_{t=0} = \sin(x) para equação da corda u_{tt} - u_{xx} = 0.
10. Será que a série de Fourier 1 + \frac{1}{2}\cos(2x) + \frac{1}{3}\cos(3x) + \dots pode ser a série de Fourier de alguma função continuamente diferenciável?
11. Encontre o polinômio trigonométrico que melhor aproxima em Lˆ2[-1,1] as funções \vert x\vert e \sin(x/2). Um polinômio trigonométrico de ordem N é uma combinação linear de senos e cossenos com frequências de 1 à N e possivelmente um termo constante.
12. (Série de Fourier da função de Heaviside.) Considere a função de Heaviside.
Nós vamos consider a extensão periódica dessa função na reta.
Primeiro nos definimos a função s(x) (função "pulo") no intervalo [-\pi,\pi] como
s(x) =
\left\{
\begin{array}{ll}
0 & \mbox{if } -\pi < x < 0 \\
1 & \mbox{if } -\pi < x < 0 \\
\end{array}
\right.
Determine a série de Fourier de s(x). O que acontece nos pontos de descontinuidade?Avalie a função em 0,-\pi e \pi.
Observação. Embora tenhamos utilizado funções com valores complexos na construção da teoria de séries de Fourier, as séries de Fourier de uma uma função tomando somente valores reais é real. (Por quê?)
Nenhum comentário:
Postar um comentário